Travel & Safaris
  • Travel & Destinos
  • Travel & Adventure
  • Travel & Portugal
  • Travel & Hotels
  • Travel & Taste
  • Ficha Técnica / Contactos
  • Travel & Destinos
  • Travel & Adventure
  • Travel & Portugal
  • Travel & Hotels
  • Travel & Taste
  • Ficha Técnica / Contactos
Savannah – Uma cidade recatada na costa do sudeste americano

Savannah – Uma cidade recatada na costa do sudeste americano

Uma das mais antigas cidades da Geórgia, foi fundada pelo britânico James Oglethorpe em 1733 denotando por isso uma forte influência anglo-saxónica. Ao passearmos pelo centro de Savannah sentimos esses traços na arquitetura, no modo de vida, na centralidade dos jardins verdes e públicos e nas múltiplas igrejas que ali vivem.

 

A vasta influência britânica e europeia é absolutamente notória na na icónica River Street, onde, ao modo do reino de sua majestade, antigos armazéns burgueses costeiros foram transformados em amplas lojas e restaurantes, hoje utilizados largamente pela população e um dos destinos mais centrais da cidade. Ao sentarmo-nos num destes restaurantes conseguimos sentir o passado desta cidade e imaginar os primórdios da civilização americana fortemente burguesa e com enorme influência colonial britânica. Na verdade, é como se conseguíssemos imaginar os mercadores da altura a descarregar os barcos e navios e a carregar a mercadoria para os armazéns nesta River Street que já no século XVI era central para comércio sulista. Outra marca forte do passado inglês de Savannah é o seu verde e amplo cemitério, o Bonaventure Cemetery, que foi construído há mais de 150 anos já nuns Estados Unidos independentes, mas com forte influência britânica. Ali, as campas dos mais ilustres combatentes da guerra civil americana e de importantes figuras de Savannah e da Geórgia encontram-se envoltas numa densa vegetação que integra o magnífico parque natural.

 

 

O coração verde de Savannah

 

Forsyth Park situa-se no centro de Savannah proporcionando à cidade o pulmão verde e a sua verdadeira alma. Um parque extenso, foi concebido com forte inspiração nos parques verdes franceses de Paris, revelando novamente uma influência europeia nesta contemporânea cidade norte-americana. Ao caminharmos pelo parque, o antigo e o novo emergem extraordinariamente, estabelecendo-se uma harmoniosa dança entre os tempos antigos e o modo como os novos habitantes se dedicam às mais diversas atividades modernas. No centro sobressai a emblemática e extensa fonte de água, feita à imagem da icónica fonte da Praça da Concórdia, em Paris, dando a sensação de estarmos dentro de um filme clássico norte-americano do séc XX. Aqui o tempo parece andar cada vez mais devagar, permitindo-nos centrar a atenção nos pequenos detalhes verdes deste verdadeiro epicentro social e cultural de Savannah e onde se realizam inúmeras atividades, como os ateliers de arte e de música. Existe ainda o popular Farmers Market, onde todos os meses agricultores de toda a Geórgia, trazem ao comércio os seus produtos.

 

Praças com vivências históricas

Savannah é uma cidade, com imensos recantos e praças, uma das mais conhecidas situada apenas a dois quarteirões de River Street, e prestando homenagem ao governador Jonhson, da Geórgia, ainda em tempos coloniais. Com mais de 300 anos de história, foi pioneira em Savannah e das primeiras a ser construídas em todo o estado. Outra praça também muito disputada e que ficou para sempre na memória de milhões de amantes do cinema, Chippewa Square, serviu de cenário ao famoso Forrest Gump. O cartaz do filme onde consta o conhecido banco de jardim onde, na personagem de Forrest, Tom Hanks se senta, fica precisamente no centro deste magnífico lugar de Savannah. Ao sentarmo-nos no mesmo banco onde se sentou o conhecido ator conseguimos sentir a calma e a harmonia do jardim, bem como a vivência numa cidade relativamente pequena para os padrões norte americanos. Por último, e não menos conhecida, mas desta vez por motivos mais sombrios, a Wright Square recorda o enforcamento do chefe indígena aquando da chegada dos primeiros europeus ao território. A lenda da cidade afirma que desde então o seu espírito vagueia e está sempre presente entre as árvores desta praça, eternizando deste modo os ancestrais povos de Savannah.

 

Uma cidade famosa e repleta de locais misteriosos

Explorando um pouco mais o lado mais sombrio de Savannah que faz parte integral da sua história e cultura, existem dois locais muito conhecidas na cidade por serem “assombrados”. O mais conhecido e também mais histórico consiste na The Marshall House, um dos primeiros hotéis da cidade, que foi transformado em hospital durante os tempos da guerra civil e mais tarde novamente transformado em hotel. Com um percurso com mais de dois séculos, tanto militares e como doentes dos tempos da guerra e ainda hóspedes dos dias de hoje afirmam ter avistado aparições de fantasmas nos seus sonhos ao pernoitarem no famoso hotel. Alguns reportam até ter ouvido passos e torneiras que se abriam sozinhas. The Marshall House é parte integrante da alma de Savannah e devido à sua enorme relevância regional durante a guerra civil norte americana há mesmo quem visite o hotel como ponto de referência local.

A Sorrel-Weed House é outro local de assombração de Savannah. Henry Weed, seu proprietário no século XIX, viveu ali uma autêntica experiência de horror e plena de fantasmas que culminou na morte súbita da sua mulher sem qualquer causa aparente. A casa considera-se assombrada desde então e actualmente funciona museu onde se conta a história e se exibem os retratos dos fantasmas, tendo chegado mesmo a ser alvo de investigação por parte de vários programas documentais e dando palco a várias séries e filmes. O canal televisivo Travel Channel classificou-a no seu ranking como um dos sítios dos mais assustadores da América.

 

Gastronomia autêntica e inconfundível

A cidade sulista de Savannah destaca-se ainda por excelentes e abundantes opções gastronómicas, sendo possível experimentar ali os mais variados pratos típicos desta região.

Ao estilo da cidade, destacamos o restaurante moderno, The Grey, onde podemos regressar aos gloriosos anos 1930. O restaurante oferece uma vasta seleção de comida norte-americana, com especial destaque para o fried chicken, que embora se tenha popularizado pela cadeia Kentucky Fried Chicken faz parte e foi também ele concebido na Geórgia, integrando a dieta sulista dos habitantes desta cidade. A particular característica que torna este restaurante tão especial é o facto de ter reformulado uma antiga estação de autocarros dos anos 1930, concedendo-lhe um aspecto e uma experiência de visita inesquecível.

Outra opção gastronómica indispensável numa visita a Savannah incidirá sobre os pralinés, amplamente vendidos na famosa River Street e que consistem em amêndoas cobertas de uma deliciosa cobertura de baunilha, chocolate ou açúcar puro. O aroma da confecção no momento espalha-se pela River Street de uma forma inconfundível e verdadeiramente irresistível e é com ele que nos despedimos e perfumamos as memórias que deste lugar sulista do continente americano guardamos para sempre.

  • 0
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related posts

Comments are closed.

Previous Post

Parques Nacionais do Quénia - BIG PARKS

by admin_travel

Savannah – Uma cidade recatada na costa do sudeste americano
Next Post

Açores - Fui ver as nuvens

by admin_travel

Savannah – Uma cidade recatada na costa do sudeste americano
CONTACTE-NOS

Propriedade:  Across II – Tour Operator, Lda
Telef.: (+351) 21 781 74 77
Assinaturas: magazine@acrosspress.com

Copyright Travel & Safaris. All rights reserved. 

Like our facebook page