Deslumbre-se com este cenário clássico Norueguês durante a Primavera, navega no navio Black Watch. O itinerário visita três dos principais fiordes deste país.
Um a viagem que lhe proporcionará memórias para toda a vida.
Fotos: Fred Olsen Cruise Lines
O cruzeiro parte de Liverpool, onde poderá aproveitar para conhecer a sua música, artes, cultura e arquitectura fascinante desta tão icónica cidade britânica. Daqui são originários os Beatles, por muitos considerados a melhor banda de Rock n’ Roll do mundo. Liverpool convida os seus visitantes a seguir as pisadas de John, George, Paul e Ringo.
Seguimos em direcção a Olden na Noruega, uma charmosa povoação entre prados verdes salpicados por flores coloridas e riachos que correm ziguezagueando por entre encantadoras casas. No centro desta localidade descobrimos a Antiga Igreja, construída em 1759, com acabamentos em madeira.
Perto da igreja fica o Singerheimen, a antiga casa de William Singer, o milionário que fundou a famosa companhia de máquinas de costurar. William era talentoso artista amador e algumas das suas pinturas de Olden podem ser vistas na sua oficina da trabalho.
Continuamos a viagem para Nordfjord, um dos fiordes mais longos e pitorescos da Noruega, com o fabuloso Jostedalsbreen, o maior glaciar em terra da Europa. Mais à frente deparamo-nos com o mar de Stadhavet. Ao cruzarmo-nos com esta água cristalina, observará a mais pura tranquilidade, passando por um cenário maravilhoso, que só encontra nesta parte intocada do mundo.
Vamos agora ao encontro da pequena localidade de Flam, que fica próxima do Sognfjord, o mais longo e profundo fiorde da Europa. Ao navegarmos por estas margens avistamos antigas arvores de fruto, aldeias, chalés e terrenos agrícolas. Vistas que nos ajudam a perceber porque é que esta zona é tão queridas pelos seus visitantes.
Poderá também entrar a bordo do comboio de Flam, que se tornou a maior atracção local. Inaugurado em 1944, permite visitar mais de 20 km entre montanhas e ravinas, parando na cascata de Kjosfossen, onde a queda de água tem mais de 225 metros.
Ao voltarmos para a povoação, podemos visitar o museu Flambana que conta a história de como foi desenhada e construída esta linha férrea.
Flam é também um excelente ponto de partida para explorar o Naeroyfjord, património mundial da Unesco e um dos mais deslumbrantes fiordes no mundo. Aqui o ideal é visitar o fiorde de kayak ou de barco, para aproveitar o melhor que este local tem para lhe oferecer.
Partimos agora para o Naerofjord, referenciado pela National Geographic como patrimonio natural numero um no mundo. Existem rumores que estes cenários de neve inspiraram o filme da Disney, Frozen. Este fiorde tem 18 km de comprimento e 500 metros de largura no seu ponto mais estreito.
Finalizamos a visita à Noruega com a chegada à cidade Hanseática conhecida por Bergen. Esta cidade tem a sua herança histórica com mais de 900 anos, espelhados pelo seu cais de Bryggen. O cais é um prazer de conhecer com as suas ruas estreitas, lojas interessantes, casas de madeira coloridas e calçadas antigas. À espera dos visitantes cidade as flores da época perfumam toda a cidade.
Bergen encontra-se entre sete colinas, a mais alta pode acedida por funicular. Quando chegamos ao topo a vista é incrível e podemos encontrar lá cafés, bares e restaurantes que recebem calorosamente os visitantes de todas as partes do mundo.
Bergen foi a cidade natal do mais famoso compositor norueguês, Edvard Grieg, e o museu Troldhaugen é dedicado a mostrar a sua obra e vida.
E assim termina a viagem neste cruzeiro a bordo do Black Watch. Devido a este cruzeiro ser de dimensões mais pequenas possibilita a visita a pequenos portos que os cruzeiros tradicionais simplesmente não conseguem entrar.
O cruzeiro acomoda cerca de 800 passageiros, tendo à disposição uma selecção de suites e quartos com vista mar, proporcionando divisões amplas e confortáveis.
Os locais públicos do navio são banhados por luz natural. Já os 4 restaurantes do navio oferecem um elegante estilo da cozinha tradicional habitual num cruzeiro. Entre esses restaurantes encontramos o clássico e majestoso Glentanar e o restaurante Orchid com um fabuloso estilo oriental.
Antes de jantar, poderá mergulhar na leitura de um excelente livro da completa livraria do navio. Ou talvez degustar um dos premium gins no Bar Marquee. E à noite não perca uma ampla oferta de música, dança e comédia nos espectáculos do Neptune Lounge.
Será uma viagem única onde poderá visitar os famosos fiordes da Noruega pelo meio mais interessante que eles podem ser visitados. Através deste cruzeiro da Fred Olsen navegue pelas águas que outrora foram percorridas pelos lendários Vikings.