Situado em plena Ribeira do Porto, mesmo de frente para o Rio Douro, o Chez Lapin guarda as memórias de todos os que por lá passaram desde a sua fundação, em 1938.
Texto e Fotos: Chez Lapin
A História
No princípio do século, por volta de 1910, o Chez Lapin era uma cocheira de cavalos que serviam para transportar as mercadorias dos barcos que na Ribeira atracavam. Vinte anos mais tarde, com a diminuição da afluência de barcos do rio Douro, o dono da cocheira, Clementino Coelho, resolveu transformá-lo em casa de pasto, à qual deu o nome de “Casa Coelho”.
Esta casa de pasto passou a ser frequentada assiduamente pelos jovens universitários do Porto. Era um tasco muito típico, com bons vinhos e petiscos.
Devido ao facto de existir no Porto outra “Casa Coelho”, que comercializava armas e artigos de caça e pesca, a casa de pasto foi obrigada a mudar de denominação. Clementino Coelho sugeriu aos seus jovens clientes que lhe dessem um novo nome. Como a casa era também frequentada por muitas francesas, alguém propôs a mudança para “Chez Lapin”. Frequentado por muitos portuenses, portugueses e estrangeiros, o “Chez Lapin”, pelas suas características foi-se tornando cada vez mais famoso.
No primeiro andar do restaurante, os clientes começaram a deixar mensagens e dedicatórias nas paredes, onde colocavam também cartões-de-visita, tradição que ainda hoje se mantém. A arte de bem receber conquistou também figuras públicas, nacionais e internacionais, das mais diversas áreas, desde o desporto à política e entretenimento. A prova disso são as inúmeras fotografias emolduradas que preenchem as paredes do Restaurante.
A atual Gerência coordena o restaurante desde 1979, sempre com a preocupação de manter a qualidade e essência do Chez Lapin que já acompanhou várias gerações.
A Issimo, empresa familiar, iniciou-se no Turismo de Restauração há 30 anos, com a aquisição do seu primeiro restaurante na Zona Histórica e típica da Cidade do Porto – a Ribeira – parte mais conhecida da zona classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.
O Restaurante Chez Lapin, com alvará de janeiro de 1938, é já uma referência na gastronomia tradicional portuguesa. O restaurante é de três salas (com capacidade para aproximadamente 80 pessoas no total), cada uma repleta de personalidade e decorada com as memórias dos inúmeros clientes que por ali passaram ao longo de tantas décadas. A sua magnífica esplanada tem uma vista privilegiada sobre o Douro, as Caves do Vinho do Porto, a Ponte Luís I e a Serra do Pilar, aliadas a um atendimento simpático e acolhedor, que transformam qualquer refeição num momento especial e inesquecível.
Esta casa é sobejamente conhecida pelas suas especialidades gastronómicas: o polvo e o bacalhau assado no forno, o novilho com Vinho do Porto, o coelho à Chez Lapin e muitos outros pratos procurados por turistas de todo o mundo.
Mesmo ao lado do restaurante, apresenta-se, com ambiente elegante e hospitaleiro, o restaurante Casa Victorino. A família conta também com o restaurante Downing Street, localizado em plena Praça da Ribeira e que, no início dos anos 90, veio revolucionar os serviços de refeições para grupos. Das suas varandas, temos o privilégio de contemplar paisagens únicas, como o Mosteiro da Serra do Pilar, a Ponte Luís I, o Rio Douro ou as Caves do Vinho do Porto.