A Mirpuri Foundation é uma organização sem fins lucrativos estabelecida em Portugal por Paulo Mirpuri – empresário e filantropo – para apoiar projectos específicos em seis áreas: investigação aeroespacial e aeronáutica, pesquisa médica, arte, conservação marítima, preservação da vida selvagem e responsabilidade social. A fundação tem como missão tornar o mundo um lugar melhor para as gerações futuras.
Sinónimo de tecnologia, investigação, formação e inovação na contribuição para um mundo melhor, como revela o seu lema – “for a better world”. Através de parcerias com governos, empresários, comunidades e indivíduos, a Mirpuri Foundation apoia uma variedade de projetos nas áreas aeroespacial, pesquisa médica, preservação dos oceanos e vida marinha, preservação da vida selvagem e responsabilidade social.
“O nosso trabalho é fundamentado na ciência, o nosso alcance é internacional e a nossa missão é criar um mundo onde as pessoas vivam e prosperem em harmonia com a natureza”, diz o presidente Paulo Mirpuri. “Liderar pelo exemplo é a melhor forma de transformar as mentalidades e mostrar que é possível adotar atitudes que fazem a diferença – como, por exemplo, evitar produtos e alimentos que causem danos ao ambiente, usar energia limpa, andar à vela ou de bicicleta e reciclar”, acrescenta.
Vários projetos têm sido apoiados e desenvolvidos pela fundação como as três expedições no âmbito da reintrodução do leopardo-persa, em parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa, ou o
patrocínio de expedições à região do Cáucaso para estudar e fotografar a zona do leopardo-persa e as comunidades envolventes.
Expedição ao monte Everest
A Mirpuri Foundation patrocinou uma expedição ao Everest, em abril de 2017, liderada pelo presidente Paulo Mirpuri. A expedição do Everest, difícil e perigosa, reflete a abordagem prática e pronta para a ação da liderança da fundação. O objetivo principal desta expedição foi analisar a repercussão das mudanças climáticas numa das áreas mais remotas do nosso planeta.
Prémio Dança, Música e Teatro 2018
Prémio destinado a reconhecer mérito e o trabalho de excelência, feito em Portugal, nestas três categorias. Cada um dos galardões está sob o nome de uma referência incontornável da área – Prémio de Dança Anna Mascolo, Prémio de Música Sequeira Costa e Prémio de Teatro Carlos Avilez.
A cerimónia de atribuição dos Prémios Dança, Música e Teatro 2018 terá lugar no Teatro Nacional de São Carlos, num evento dedicado aos laureados mas também à promoção de atividades culturais e filantrópicas em Portugal.
Observatório de Migração
A Mirpuri Foundation organiza também o Observatório de Migração, dedicado à análise de dados e de problemas relacionados com migrações, racismo e xenofobia.
Patrocínio da Escola de Vela do Clube Naval de Cascais – Escola de Vela Mirpuri Foundation
Principal Parceiro de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race e Founding Partner da equipa “Turn the Tide on Plastic”, a fundação é a Founding Partner da equipa “Turn the Tide on Plastic” na edição 2017-18 da Volvo Ocean Race e também o principal Parceiro de Sustentabilidade da regata.
A conservação marinha é uma das prioridades da fundação e o motivo que levou ao envolvimento na Volvo Ocean Race, nesta que é a edição mais longa e exigente de sempre, percorrendo 45 mil milhas náuticas em 8 meses. É a primeira vez que um barco compete com a bandeira portuguesa e sem um intuito comercial. O barco “Turn the Tide on Plastic” está a amplificar a campanha “Clean Seas”, da United Nations Environment.
A skipper, Dee Caffari, foi selecionada para liderar a jovem equipa, de 5 homens e de 5 mulheres, que viaja pelo mundo com uma forte mensagem de sustentabilidade e que inclui dois velejadores portugueses – Bernardo Freitas e Frederico Melo.
Para a Mirpuri Foundation, a Volvo Ocean Race e o barco “Turn the Tide on Plastic” são a plataforma ideal para espelhar o trabalho que tem vindo a desenvolver, assim como, para consciencializar as pessoas para o problema da poluição dos oceanos. É, também, o primeiro passo para construir um novo capítulo no que toca à história marítima dos portugueses e de criar uma nova geração de velejadores oceânicos.
“Estamos muito orgulhosos em fazer parte desta incrível campanha sobre a saúde dos oceanos, e estamos seguros que trará um grande contributo à saúde do nosso maravilhoso planeta azul” afirmou Paulo Mirpuri. “Em Portugal temos uma enorme tradição marítima, e esta campanha focada na juventude é um grande passo rumo ao objetivo de moldar o futuro da vela offshore em Portugal”, acrescenta.
Avião Hi Fly Airbus A330 “Turn the Tide on Plastic”
By sea and by air
A Mirpuri Foundation decidiu amplificar a mensagem do seu barco da Volvo Ocean Race através da pintura de um Airbus A330 da Hi Fly com as mesmas cores e grafismo. O avião escolhido foi um Airbus A330-200, pintado em ambos os lados, tal como o barco – um lado azul escuro “poluído” e outro azul claro “limpo”. O avião está agora a viajar pelo mundo e a espalhar a mensagem de sustentabilidade.
Ainda a destacar outras iniciativas como a investigação sobre fatores humanos na aviação ou o patrocínio da Hi Fly Academy.